Nos últimos anos vimos a tecnologia cada vez mais presente me nossa vida. Passamos pelos grandes computadores, internet discada, até os pequenos smartphones, e hoje, a febre das assistentes virtuais inteligentes.
A possibilidade de poder fazer buscas, controlar dispositivos e cumprir funções apenas utilizando comando de voz já deixou de ser coisa de filmes futuristas e está na palma das nossas mãos.
Gigantes da tecnologia, como a Apple, Microsoft, Google, Amazon e Samsung estão desenvolvendo soluções com inteligência artificial, que permitem que as pessoas façam buscas e executem comandos de voz, dando mais segurança e gerando oportunidades para as empresas.
Os Assistentes virtuais estão se aperfeiçoando cada vez mais e de forma autônoma, garças ao aprendizado de máquina (machine learning). Conforme vai sendo utilizado, o algoritmo é refinado e assim ficando cada vez mais próximo dos anseios de cada usuário.
Com esse aperfeiçoamento ele foi migrando dos smartphones para se tornarem soluções em empresas e casas.
Por exemplo, em uma casa autônoma, o assistente virtual executa tarefas como controle da iluminação, trancamento de portas, controle de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e até encher a banheira com sua temperatura ideal.
Assistentes Virtuais mais Populares:
Alexa
A assistente virtual mais popular utilizada fora do Brasil, teve sua inspiração no computador da série Star Trek. Apresenta uma versão voltada para o mundo empresarial, com ferramentas que auxiliam na melhoria de produtividade de uma corporação com agendamentos de reuniões, gerenciamento de videoconferência e ações mecânicas, como abrir e fechar persianas.
Siri
A assistente virtual Siri, da Apple, está disponível em todos os dispositivos da marca. Famosa por suas respostas inusitadas para perguntas subjetivas, como dilemas da vida ou problemas amorosos, e ainda conta piadas.
Google Assistant
Enquanto a Apple e a Amazon deram nomes quase humanos para as suas ferramentas, a Google não foi tão criativa com seu Google Assistant. Porém, a falta de criatividade fica apenas no nome, pois o aplicativo é um dos mais refinados.
Com o lançamento do Google Home, um acessório lançado em maio de 2016, com funcionalidades similares ao Echo, a Google começou a se lançar como concorrente da Amazon em assistentes virtuais para os lares.
Cortana
Com menos apelo do que os concorrentes, até pelo não emplacamento de seu sistema operacional para smartphones, a Microsoft lançou o seu assistente virtual, Cortana, que está presente nos PCs que têm o Windows 10.
Bixby
Além de trazer o modelo do Google, via Android, os smartphones da Samsung ganharam um assistente virtual da própria marca, o Bixby, que foi implementado a partir dos modelos S8 e S8+.
Apesar de ser testado e aperfeiçoado apenas em aparelhos móveis, a Samsung já tem planos para implementá-lo como assistente doméstico, em geladeiras da marca.
Como não poderia ser diferente, a marca coreana não poderia ficar de fora da tendência dos alto-falantes inteligentes e lançou o Otto, que tem recursos avançados de reconhecimento facial e câmera e promete investir pesado para concorrer como os líderes de mercado, Alexa e Google Home.
Quer para uso doméstico ou em empresas, as assistentes virtuais são muito uteis. Já pensou como elas podem te auxiliar no que mais você precisa?
Conte-nos como! starttvcompany@gmail.com Ou deixe seu comentário.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments