Algumas pessoas têm uma habilidade especial para se comunicar.
Conseguem argumentar com clareza e possuem a competência de persuadir as pessoas, fazendo com que elas mudem de ideia. Os indivíduos influentes rompem resistências e preconceitos entrincheirados, apoiados na razão e no emocional dos ouvintes. Esse poder é o de influenciar pessoas.
Não é mágica ou carisma e sim técnica.
Claro que alguns nascem com um certo dom, o poder das palavras como alguns dizem, mas saiba que você também pode se tornar um influenciador de pessoas. A ciência comprovou, nas últimas décadas, que existem técnicas que podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades de persuasão. Com estudo e treinamento, é possível melhorar a influência exercida ao expor opiniões e, principalmente, convencer outras pessoas a mudarem de ideia.
O Professor Rodolfo Araújo (mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ, MBA em Tecnologia de Informação pela FGV, Bacharel em Comunicação pela UFRJ, especializações em Psicologia Social pela Wesleyan University e em Influência e Persuasão pelo Influence at Work, de Robert Cialdini, e professor dos cursos de Negociação da HSM Educação e FGV) desenvolveu no curso Comunicação Persuasiva, os Princípios da Persuasão, seis habilidades a serem desenvolvidas.
Dentro da área, que ele denominou, Relacionamento, existe o item Reciprocidade e Afinidade. O que significa que o indivíduo fornece algo para ter algo em troca, como brindes e concessões por exemplo; e que, a interlocutor mostra interesses em comum.
Dentro da área Incerteza, existe o item Conformidade e Autoridade. Onde a pessoa mostra ser parte do grupo; e, com uso de cargos e títulos de destaque, estimula a vontade do outro ao pertencimento para seguir o expert.
E dentro da área Ação, o item Consistência e Escassez. Onde é importante mostrar coerência com o que fala, como se vive, e no comprometimento; e ainda evidenciando o valor do tema, sendo raro e valioso.
O estudo desta técnica é fundamental para entender qual deles se encaixa melhor em qual tipo de situação.
Como podemos ver, as ciências da comunicação e a psicologia podem juntas contribuir muito na compreensão de como os seres humanos podem exercer poder sobre determinadas situações.
Vamos desenvolver nossas habilidades, e usar de forma consciente para obter bons resultados quer na vida pessoal como profissional.
O que achou desse tema? Vamos aplicar?
Conte-nos starttvcompany@gmail.com ou deixe seu comentário.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments