Você sabia que as unhas pintadas surgiram na China por volta de 3500 a.C.? Usados por homens e mulheres, suas cores estavam ligadas a posição social.
No século 7 a.C., apenas os membros da família real tinham autorização para pintar as unhas, que era com uma pasta dourada ou prateada. Mais tarde, se tornaram vermelhas ou pretas. Nos anos 30 a.C. a moda chegou para os egípcios, mulheres das classes menos favorecidas só podiam pintar com tons claros.
Já Cleópatra, era a única que usava vermelho. Caso alguém desobedecesse, poderia receber a pena de morte.
Já com a civilização, estudos mostram as unhas curtas e levemente arredondadas. De 1800, a prática era perfumá-las com óleo vermelho e polidas com couro.
Em 1830 começam as primeiras ferramentas a surgir, era um apetrecho para empurrar a cutícula. E, em 1892 surgiam os primeiros salões de manicure.
Já em 1900 era comum o uso de tesouras, limas metálicas e cremes para polir. Nessa mesma época também surgiu o modelo de esmalte mais próximo do que conhecemos hoje e era aplicado com pincel de pelo de camelo. Os cuidados para as unhas saudáveis e bonitas incluíam massagem com manteiga de cacau, vaselina, e azeite para brilho e saúde.
Em 1925 surge o esmalte transparente rosado para pintar somente a meia lua e deixando o restante da unha sem nada. E, em 1932, dois irmãos americanos químicos criam o esmalte colorido e brilhante com pigmentos diversos. Nasceu assim a Revlon, marca que existe até hoje. Foi a precursora dos esmaltes fabricados em série. Eles também lançaram a moda de unhas e lábios no mesmo tom.
Na década de 70 surgem os esmaltes sintéticos, a moda eram unhas extremamente longas. E, como a indústria não parou de inovar, vieram os esmaltes acrílicos, e depois os de fibra de vidro em 1980.
Começam também as decorações ousadas com pedrarias e acessórios.
Hoje contamos com inúmeras cores, texturas e tendências diferenciadas no mercado, com moda própria para cada estação.
Vamos nos render a essa tendência tão antiga, que tal hoje experimentar uma cor nova?
Conte-nos como foi, deixe seu comentário abaixo, curta e se inscreva no canal.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments