Hoje, em nosso centésimo décimo nono aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Uma rede americana inspirada na Austrália e especializada em grelhados. Milhares de pessoas procuram pela rede Outback Steakhouse® para ter uma experiência rústica em um ambiente informal com leve toque de selvageria em sua decoração, pratos típicos e temperos marcantes. Acompanhe-nos e conheça o restaurante típico australiano que forma fila na porta para vivenciá-la.
Restaurante decorado com didgeridoo, arte aborígene, bumerangues, cangurus, bandeiras, fotografias de desertos, pranchas de surf, mapas, coalas e crocodilos. Os aborígenes são o povo mais antigo do planeta, ocupam a Austrália há muito tempo.
A recepção é a mesma abordagem citada no post do TGI Friday, aqui o cliente é recebido pela haters que o leva para a mesa, segundos após, o “Outbackers” como são chamados os garçons da rede, apresentam-se pelo nome e agacha ao lado da mesa para fazer a apresentação e anotar o pedido, este método é olho no olho, abordado pelas grandes marcas.
Um cardápio com influência da cozinha “creole”, originada do Estado de Louisiana nos Estados Unidos. Elementos da culinária francesa, espanhola e outros com temperos marcantes e porções bem generosas para serem apreciadas em grupo. Desde entradas tradicionais como a batata com cheddar e bacon, suculentas costelas ao molho de barbecue, grelhados, sanduíches, massas e sobremesas deliciosas, drinks especiais e cervejas australianas. Há uma opção no cardápio “Corporate Lunch” para realizar eventos corporativos e meetings.
Algumas curiosidades sobre as cebolas douradas servidas ao molho bloom, chamadas Bloomin’ Onion® tradição nos Estados Unidos e pouco pedida na Austrália. Como o dia do Big Mac desde 2003 na rede do Brasil o dia Outback Blooming’Day, todo o ano, a venda da cebola é revertida para instituições de educação e saúde infantil.
Feita pela primeira vez em New Jersey ficando conhecida popularmente pela rede Outback. O pão Australiano servido com a manteiga cremosa é fantástico para iniciar a degustação dos pratos. Diga para o garçom que quer levar um pão para viagem. Uma tradição americana que está no cardápio é a costelinha ao molho barbecue é maravilhosa ela derrete na boca e acompanha uma porção de maça ao molho agridoce, uma explosão de sabor.
O nome OUTBACK tudo que está para trás, do interior. Inspirado na maneira que os australianos referem-se a uma área grande e árida. Traz a essência da Austrália, espaços abertos que fique fora das áreas urbanas, contam a história do desenvolvimento da terra marrom e da identidade do país.
A rede australiana inicia com seu primeiro restaurante em março de 1988 na cidade de Tampa na Flórida, Estados Unidos. O empresário Robert D. Basham, Tim Gannon, Chris T. Sullivan e Trudy Cooper decidiram abrir uma Steak House temática, inovar do tradicional e existente no mercado.
Decoração trazendo uma lembrança das casas do interior da Austrália na década de 1950 com uma iluminação suave e alaranjada para lembrar o pôr-do-sol da Oceania. Em janeiro de 1995 com sua popularidade e os americanos considerando um restaurante para todos os dias, nomeado entre as redes mais bem sucedidas dos Estados Unidos, atualmente, estão ativas 800 lojas e próximos de 120 espalhadas pelo mundo.
O Brasil foi o primeiro País adotar o conceito “casual dinning” “jantar casual” em um ambiente descontraído e animado, ganhou espaço superando entre os primeiros. Que tal degustar um delicioso jantar, “Happy Hour” com Chopp australiano entre amigos e aproveitar o sistema de refil de refrigerantes com deliciosos acompanhamentos.
Após os anos surge o Billabong Hour, happy especial que dá o direito da segunda unidade da bebida por 50% do valor. Devido a procura no Brasil oferece o sistema de almoço, abrindo a partir das 11h30min.
Em 2001 o departamento de marketing da rede decidiu viajar para o Afeganistão para alimentar as tropas americanas militares. O Brasil tem 9 de 10 unidades de restaurantes que mais faturam do mundo, sendo 4 na cidade de São Paulo. Em novembro de 2017 o Outback completou 20 anos no País. A empresa não divulga faturamentos, podemos ter uma margem de lucro.
Citando um exemplo de um restaurante da rede, vendem ao mês em média de 5.000 porções de BLOOMIN' ONION a R$49.50, 14 toneladas de costela de porco, uma porção de 320gr de costelinha de porco custa R$39,00, dá para fazer uma média fora outros porções, pratos principais, happy hour e celebrações de aniversários.
Da mesma forma que a empresa aposta na experiência de pessoas engajadas no mercado gastronômico para fechar contratos de até 7 anos para assumir a loja, não aderem ao modelo de expansão por franquias. Dando oportunidade para ex-funcionários assumirem o novo negócio. No Brasil o sócio gestor tem o seu nome gravado na porta do restaurante, recebe um salário fixo e uma porcentagem do lucro liquido da unidade.
A marca injeta em torno de 5 milhões para estruturar a nova unidade com retorno de lucro após o segundo ano investido.
Desde sua abertura segue em crescimento e valorização. Em 2010, nomeado pela Exame/IBCR, destaca-se em primeiro lugar em excelência na qualidade do atendimento. Em 2011 foi apontado entre as melhores empresas para se trabalhar, classificado pela GPTW.
Em janeiro de 2012, Edson Braga torna-se o 1º Kitchen Manager a se tornar sócio proprietário. Em outubro foi registrado 38% da equipe de sócios são mulheres. Ex-funcionários que iniciaram sociedade superam 60% de participação.
A partir do ano de 2017 os restaurantes da à rede do Outback Steakhouse recebem uma cara nova em sua decoração dos restaurantes, fachada, área de espera, interior, banheiros, bar, design do cardápio, apresentação dos pratos, uniformes e sinalização interna e outros.
As lojas passaram por uma reformulação no design, oferecendo uma nova experiência aos clientes. Contaram com o suporte da future Brand São Paulo, estudaram o DNA da marca e investiram em um novo conceito baseado nas raízes australianas. Englobando novas diretrizes em storytelling, identidade visual e comunicação digital. O mapa da Austrália na entrada da loja faz um convite para conhecer as belezas de uma terra repleta de histórias, cultura e sabores marcantes.
Uma pesquisa de mercado, estudo de concorrência e tendências para obter melhores resultados. Trazendo um estudo de caso para ligar a empresa em sua essência desde a fundação.
Tudo acompanhado do cuidado ao cliente como petiscos free na fila, refil de refrigerante, segunda bebida alcoólica pela metade do preço foi uma das abordagens aplicadas para aumentar o número de frequentadores e convidar as 80.000 pessoas dos shoppings a entrarem na casa. As unidades ficam até mais tarde se houver convenções e feiras na região.
Para finalizar, um pouco do vocabulário australiano e giras usadas no OUTBACK: Aussie = australiano, Barbie = significa churrasco ou grelha ;usado como gíria para barbecue, Billabong = lago pequeno no meio do deserto; Alice Springs = uma cidade no interior desértico da Austrália; Grazier = rancheir; Jacket potato = batata assada com escolha de recheio; Joey = canguru bebê; walkabout = caminhada espiritual; Kookaburra = pássaro australiano; Waratah = flor da Austrália que inspirou o formato da Bloomin’ Onion;
Confira na galeria algumas fotos da história da Austrália e cultura
(Imagem/foto/divulgação) Outback
Este post CEO foi um especial da rede de grande sucesso Outback Steakhouse. O sucesso das redes é o planejamento, estratégias, determinação e trabalho em equipe. Siga com foco e realize o seu negócio.
Até a próxima sexta-feira CEO.
CEO | Starttles
Start Tv Company