Hoje, em nosso centésimo décimo sexto aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Austrália é o país com a população mais costeira do mundo, falam próximo a 200 línguas e dialetos, a primeira prisão local montada com os presos mais bem comportados, uma nação que se orgulha de ser uma colônia britânica. Acompanhe-nos nesta sexta CEO especial e venha junto comemorar e conhecer as celebrações do feriado mais importante do país.
Um dos apelidos da Austrália é “Down under”, abaixo do abaixo, o significado do seu nome em latim é “que fica pro sul”. Australia Day é celebrado o dia nacional da Austrália.
Em 26 de janeiro de 1788 iniciou as comemorações com a chegada da primeira frota em Port Jackson, New South Wales e o hasteamento da bandeira da Grã-Bretanha pelo governador Arthur Phillip. Desde então, anualmente dia 26 de janeiro é celebrado o dia nacional da Austrália.
Baseado na história os prisioneiros eram enviados para a Inglaterra com o intuito de ter uma nova chance, uma reabilitação trabalhando na terra, porém, o solo não sendo fértil durante muitos anos houve uma persistência do governador para manter ativo o projeto.
Em 1818 mesmo havendo resistência de alguns, houve 100 anos comemorando o dia da Austrália. Em 1901 nasce à história moderna, em 1935 os estados Australianos registram a data, sendo considerado um feriado Nacional e o mais importante da Austrália em 1944.
Em Sydney no bicentenário aniversário foi registrado acima de 2,5milhões de pessoas participando da comemoração com muita arte e reconstituições históricas, incluindo concertos e festas na rua. Em 2006 o foco são os portos para corridas de barcos, ferry e navios altos. As cidades e territórios comemoram cada um, com sua maneira.
A proclamação da soberania de Inglaterra é celebrada alegremente por 68% da população australiana, sendo que para 6% sentem-se negativos quanto à comemoração, representando o “dia da invasão” ou “dia da fundação”.
Atualmente os cidadãos australianos comemoram a data ao lado da família, fazem piquenique e churrasco com fogos de artifício. Os fogos são uma atração para todos, dirigem para os locais do evento e levam barracas.
Chegam a durar uns 30 minutos e são sincronizados com música, formas e cores. Trazendo os símbolos da Austrália como cangurus e coalas. Refletem sobre a história do País, acontecem desfiles com carros alegóricos temáticos, banda com homenagens e as cerimonias da cidadania para dar boas vindas a novos membros da comunidade Australiana.
Um dia para a nação lembrar as origens em ser australiano, vestindo roupas com as cores de sua bandeira. Sem falar que a marca brasileira “Havaianas” faz um desafio em algumas cidades como Melbourne, Queensland, Mooloolaba e Glenelg o evento é chamado “Australia Day Thong Challenge” intuito de bater o recorde mundial e reverter o dinheiro para comunidades surfistas locais em 2014 próximo a AU $335.000.
Desta forma pode-se escolher em qual cidade e local irá celebrar a data. Uma dica é aprender a cantar o hino para acompanhar até a data da festa.
Até a próxima sexta CEO.
CEO| Starttles
Start Tv Company