Com as mudanças comportamentais das pessoas devido a evolução mundial, algumas doenças ficaram em relevância. Para criar um hábito saudável, será importante a consistência diária. Dizem os especialistas da área médica que para tomar uma nova postura, a repetição é fundamental para que este novo hábito, seja natural. Acompanhe-nos e veja a importância da ginástica laboral para a saúde.
Os primeiros registros da ginástica laboral na história surgiram com a necessidade da prevenção de doenças ligadas ao músculo, lesões por esforço repetitivos – LER e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – DORT.
Foi em meados de 90 que a prática da ginástica laboral chegou ao Brasil. A fábrica de Tecidos Bangu abordava cuidados a qualidade de vida pessoal e profissional de seus operários. Foi pioneira, sucessivamente o Banco do Brasil.
Em 1925 na Polônia, após, Rússia e Holanda. Desde 1928 os funcionários do correio do Japão, praticam a modalidade diariamente e acompanham as melhoras. Na década, Bélgica e Suécia. Em 1968 os Estados Unidos iniciou os cuidados as atividades físicas.
Citamos no Startblog a importância da fisioterapia e o surgimento da formação na área, clique aqui. O curso superior nesta área, surgiu em 1999 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ao passar dos anos, houve um crescimento na importância aos cuidados a saúde, tendência baseada a novos hábitos comportamentais.
Conforme dados apresentados pelo Ministério do Trabalho, em 10 anos a LER e DORT tiveram um aumento de 18.4%, comparados ao mesmo período. Mostrando que são doenças que afetam a saúde dos trabalhadores brasileiros.
Com isso, aumentou a atenção dos gestores, pelo fato da condição física e mental de seus colaboradores, atuarem diretamente no desempenho profissional.
Podem aparecer nos setores ocupacionais, devido a exercícios repetidos; indústrias, comércio, transporte, alimentação, limpeza e outros. Conforme pesquisas os profissionais operadores de máquinas, faxineiros, os alimentadores de linhas de produção e cozinheiros foram os mais afetados.
Quais quer trabalho repetitivo durante oito horas por dia, muitas vezes na mesma posição sem controle ergonômico, geralmente são a causa das complicações.
Podendo ocorrer com artesãos, analistas de sistema, programadores, artistas e quase sempre a lesão aparece no estágio avançado, nos membros superiores, tais como dor, fadiga e sensação de peso.
Os membros mais prejudicados com a lesão são os ombros e inflamação nos tendões como tendinopatia, bursite, epicondilite e tendinite.
Quase sempre, ocorre pelo excesso do uso do sistema que movimenta o esqueleto humano e pela falta de tempo na recuperação, devido a repetição, sem pausas.
A ginástica laboral vem minimizar os danos ao bem-estar do colaborador.
Atuando como preventivas ou corretivas, através da reeducação postural com exercícios para costas, coluna e pernas. A consistência corporal com alongamentos, movimentos para ombros, respiração e relaxamento.
Exercícios práticos, realizados no ambiente e horário de trabalho, envolvendo toda a equipe e unindo membros de todos departamentos.
Supervisionado pelo profissional de educação física ou fisioterapeuta capacitado em orientar o grupo a realizar atividades as necessidades dos presentes.
Confira aqui a importância da fisioterapia.
Apresenta uma combinação de técnicas de alongamentos, relaxamento, respiração e reeducação da postura. A ginástica laboral tem a capacidade de elevar o nível de produtividade e reduzir os afastamentos por problemas de saúde. Indicado a pequenas, médias e grandes empresas.
Por ser uma atividade física realizada de 2 ou 3x na semana, os benefícios poderão ser vistos ao longo da prática.
Algumas das qualidades para os colaboradores são o aumento da produtividade, integração com outros colaboradores, bem-estar; mente e corpo relaxados, retornam com mais força e concentração do que antes. Havendo uma redução nos níveis de ansiedade e depressão.
Melhora a auto-estima e condicionamento físico. Com a agitação do dia-dia é possível praticar os exercícios durante o trânsito, trajetos, assistir a séries, use estes momentos para exercitar-se. Evite a obesidade, problemas cardíacos e depressão.
Confira aqui a importância dos exercícios físicos.
Poucos minutos no seu dia trazem resultados com qualidade.
O colaborador sente-se motivado e valorizado. Durante a prática há integração entre todos, fortalecendo e criando novos laços para o trabalho em equipe.
A ginástica preparatória com duração de 10 a 20 minutos, prepara-os para as tarefas a serem realizadas no início do dia. Exercícios que melhoram a circulação sanguínea, oxigenação da musculatura, despertando mentes criativas e focadas.
A ginástica de relaxamento no final do expediente, muda o comportamento dos músculos, após o dia de trabalho, evitando lesões.
Por fim, a compensatória para sair da zona de resiliência e executar exercícios específicos para aliviar as repetições e má postura.
Metas e prazos a cumprir, com isso, será necessário incluir no planejamento diário. Programe o despertador, faça uma pausa de cinco minutos, para alongar os braços, mãos, pescoço, relaxar a vista dos eletrônicos e respirar. Aumente sua produtividade, qualidade e saúde.
Tenha a ginástica laboral como sua maior aliada.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments