Hoje, em centésimo octogésimo oitavo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Milhares de conexões neurais são ativadas a cada milésimo de segundo, a memória, nada mais é do que a capacidade de absorver, armazenar e recuperar informações existentes na parte interna do cérebro, com ajuda de dispositivos ou através de registros de nossas vidas.
A memória recente decorre do sistema límbico – responsável por reter as informações temporárias e direcioná-las as áreas neocorticais para que ocorra um armazenamento efetivo.
O fato é que as memórias são adquiridas em situações vividas, vistas sentidas ou ouvidas. Tudo o que acontece no sistema interno e externo, o cérebro tem a capacidade de captar, registrar e armazenar ou esquecer, seja marcante ou descartável.
Podemos dizer que somos a soma de nossas memórias, sejam elas felizes ou tristes. Nos leva a compreensão de quem somos e como interpretamos as nossas vidas e pessoas de nosso convívio.
A sinapse é o ponto de contato entre dois neurônios – comunicação para estimular uma memória a longo prazo e o RNA é o mensageiro da sinapse.
Existe uma capacidade cognitiva de captar milissegundos com detalhes preciosos como cheiros, sons, imagens, toque nada passa despercebido por ela.
Diversos cientistas que estudam a fundo a física quântica afirmam a importância de imaginar o que você quer antes mesmo de acontecer, conhecido como leia da atração. Enfatizar todos os sentidos para o cérebro reconhecer cada sensação e estímulo produzidos mentalmente, captar a visão, audição, olfato, tato e paladar.
Muitos cientistas estudam o fato de nossa memória ser um mistério. O quão grandioso e profundo é ao fato de praticamente o mundo entrar em nossas cabeças e transformar-se em memória.
Casos raros conhecidos como HSAM, pessoas com capacidade extraordinária de guardar mais memória, comparada a qualquer um. Qualquer fato que aconteceu em sua vida ou no mundo - seja boa recordação ou ruim. Através do dia, mês e ano. Especialistas dizem que estes casos mesmo sendo um mistério de como a memória de esta capacidade de armazenar e extrair corretamente com detalhes cada momento.
Dizem que existe uma quantidade notáveis de informações no cérebro. As perguntas persistem - Será que todos tem esta capacidade? Elas ficam ocultadas no fundo de nosso cérebro? Ou são codificadas na nossa função cerebral?
A fixação da memória acontece algumas horas após o aprendizado, podendo haver modificações e interferências. Após o período a memória a longo prazo é armazenada e pode-se acessar diversas vezes.
Hipocampo é o órgão do cérebro responsável em criar novas memórias a longo prazo. Existem diversas áreas individuais e cada uma é responsável por um tipo de memória. Quando acontece um fato, esta lembrança é filtrada rapidamente e enviada ao lugar responsável onde ficará guardada.
Pode ser no córtex visual e olfativo, no córtex motor são codificados os motores, emocionais nas amígdalas e todos reunidos formam o hipocampo.
A plasticidade neural é a capacidade dos neurônios de adaptarem-se a novas estruturas, baseadas em situações internas, ambientais, comportamentais, relacionamentos e outras.
A responsabilidade é de cada um em desenvolver novos processos sinápticos, trazer elasticidade neural através de novos conhecimentos e ousar fora da zona de resiliência.
Use o máximo que puder para exercitar o seu cérebro e crie novas sinapses para sua evolução pessoal e profissional.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comentários