Hoje, em centésimo sexagésimo quinto post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
As árvores para chegar a sua resistência, elas enfrentam podas, poluição e urbanização. A arborização exerce um papel vital para a qualidade de vida nos centros urbanos. Ocorrendo influências sobre o clima, qualidade de ar, nível de ruídos evitando o ressecamento através da respiração. Acompanhe-nos e saiba a importância destes refúgios indispensáveis á fauna remanescente nas cidades.
Registros na história revelam que a árvore mais antiga da cidade de São Paulo é a Ficus Organensis acima de 200 anos, no Sacomã na zona sul da capital, nomeada por “Figueira das lágrimas”. Dizem que Dom Pedro I passou por esta árvore a caminho da proclamação da Independência e 1822.
Diversas outras centenárias existentes como o Jatobá, jequitibás, ceboleiros, copaíba, figueiras e Xixá. Condecoradas pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a AES 20 espécies que já vivem a mais de um século em São Paulo.
Uma pesquisa realizada por estudantes de uma universidade de São Paulo com base na pergunta sobre a importância das árvores dentro de uma cidade, a maioria das pessoas responderam sombra e beleza. São dois pontos importantes para um ambiente com prédios e indústrias nos centros urbanos.
Devido às sombras que elas produzem, diminuem as ilhas de calor e reduz o consumo de energia para condicionar o ar. Tendo uma diferença ente 15ºC entre os bairros com e sem árvores.
Nas cidades grandes existem milhares de espécies desde brotos como as centenárias. Elas são ótimas para a remoção de gases e partículas poluentes do ar, ajudam no aumento da umidade do ar pela liberação de água. Além de absorver o carbono emitido pelos veículos para sua estrutura como tronco, raízes, galhos e outros.
Podemos citar a biodiversidade de animais nos espaços urbanos, trazendo equilíbrio ambiental. Com a estética e a paisagem diminuem as taxas de estresse dos habitantes.
Com a água da chuva retida na copa, reduz as enchentes e enxurradas sendo levadas lentamente para o solo para o lençol freático.
Com a presença das árvores pela cidade favorece os habitantes aos transportes alternativos como caminhadas e bicicletas. Incentivando o uso das ciclovias e optando por um ambiente fresco, agradável que elas oferecem. Assim, favorece a prática de esportes ao ar livre, fortalecendo a saúde, sendo fundamental para o ecossistema para a preservação ambiental e a garantia da qualidade de vida.
Conheça as espécies de sua região e preserve.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Commentaires