Hoje, em centésimo sexagésimo segundo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Desde os séculos a história foi marcada com grandes inventores, que por sua vez, foram curiosos e seguiram investigando e criaram invenções fantásticas. Este é o perfil de pessoas criativas, não se contentam com pouco, o que estão vendo, ouvindo e recebendo, querem ir além.
No caso dos “anjos” investidores de projetos e o upgrade de startups, natural que sejam curiosos analisam constantemente o mercado atual, as novas tecnologias e evoluções da era digital, mudança na economia e diversos outros fatores que precisam estar a par para investirem em negócios proativos.
Podemos citar casos de grandes transformadores da era digital como Steve Jobs que desde cedo desmontava eletrônicos para entender o funcionamento por dentro. Bill Gates curioso com os computadores e placas mãe. Aron Swartz sua paixão por códigos desde cedo. Os inventores da prótese humana nos FAB Labs. Até nos casos das crianças do sistema alpha que estão livremente aprendendo e crescem com olhares curiosos por todas as áreas.
Antigamente era comum ir atrás da informação através de pesquisas em livros, enciclopédias, guias, dicionários e jornais. Com a evolução tecnológica, a internet mudou a vida de diversas pessoas, trazendo uma visão nova para aprender.
O “Google” encurtou a distância do desconhecido ao informativo, praticamente tornou-se fundamental na vida dos curiosos de plantão. Escutou um assunto que quer aprofundar-se, pesquisa no Google, buscar os ativos da fórmula de um remédio que o médico indicou esmiuçar dados técnicos para solucionar questões básicas, conhecer mais a vida de um músico que gosta entender como grandes nomes mudaram a vida de milhares de pessoas com invenções e outras diversas.
O curioso é proativo ele não fica com dúvida, vai atrás de respostas, busca entender mais a fundo o assunto. Tudo está em nossas mãos, o conhecimento leva uma pessoa às alturas, não tem limite, ela chega onde quiser e está pronto para qualquer situação. Não somente busca para satisfazer sua curiosidade e sim para facilitar a relação com as pessoas a sua volta, sente-se seguro para discutir qualquer assunto com pessoas de diversas culturas e costumes.
A pessoa que busca quer descobrir suas potencialidades e sempre pergunta o porquê! Porém com a avalanche de dados por diferentes veículos online de informação é indicado digerir e analisar o que irá lhe acrescentar e o que será transformado em conhecimento. Fique atento para uma busca não levar a outra e quando der conta, perdeu-se em outros assuntos.
Valorize o seu tempo! Ter um foco é importante diante de tantos caminhos a escolher, planeje e tenha controle de seu tempo, delegue tarefas e saiba o momento de realizar suas pesquisas.
Já citamos em alguns de nossos posts a importância de ativar o cérebro e ativá-lo para deixar ele jovem. Quanto mais o exercemos com o aprendizado, usamos a plasticidade neural. Tem a capacidade de modificar-se diante de situações inéditas, criando novas conexões neurais.
Quer ir longe e fazer a diferença no mundo, seja curioso!
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start TV Company
Comments