O Instituto Ayrton Senna nasceu em 1994, seis meses após a morte do piloto, que tinha o projeto de criar uma entidade que ajudasse a melhorar a educação do Brasil. Viviane Senna, leva em frente o sonho de Ayrton Senna, de oferecer a crianças e jovens de todas as regiões do Brasil a oportunidade de desenvolverem completamente seus potenciais, algo que só é possível por meio da educação de qualidade.
Hoje, com financiamento vindo de doações, recursos de licenciamento e parcerias com a iniciativa privada, o IAS está presente em 17 estados e mais de 660 municípios, apoiando a formação de mais de 70 mil profissionais e tendo algum tipo de impacto na educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano.
Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo, com especialização em Psicologia Junguiana pelo Sedes Sapientiae da Universidade Católica. Atuou na área de Psicologia Clínica como psicoterapeuta de adultos e crianças e como supervisora de grupos de formação e aperfeiçoamento de terapeutas.
Ao longo desses 25 anos, o Instituto atuou em parceria com atores importantes na educação no Brasil e no mundo e, em conjunto com as redes públicas, fez avançar a qualidade do ensino em várias regiões do país, o que beneficiou diretamente milhões de estudantes.
Pela reconhecida qualidade do trabalho da organização, Viviane já recebeu vários prêmios. Entre eles está a nomeação como uma das Líderes para o Novo Milênio (CNN/Revista Time). Em 2012, também recebeu o Prêmio BNP Paribas, em Paris. Eleita por unanimidade por um júri de personalidades mundiais, coordenado por Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia.
Viviane Senna é uma das maiores referências nacionais no cenário do desenvolvimento humano e pessoal. Por meio do trabalho no Instituto, rompeu barreiras de privação estudantil para crianças e jovens carentes, ofertando a oportunidade de futuro.
Segundo Viviane: "Existe um déficit educacional e social no resto do país. Não basta só fazer ler e escrever. É preciso preparar o jovem para este novo mundo tecnológico e ainda falta um longo caminho para que o Brasil esteja no patamar mais alto da educação".
Viviane é a única brasileira, membro do grupo Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo, ao lado da rainha Silvia, da Suécia, de Nelson Mandela - ex-presidente da África do Sul; e José Ramos Horta, Prêmio Nobel da Paz.
Segundo Viviane Senna: “As pessoas serão cada vez mais solicitadas a trabalharem em times, inclusive multiculturais e terão que ter esses skills interpessoais e intrapessoais como foco, persistência, disciplina, entregar coisas nos prazos certos, responsabilidade, autonomia e comportamento de dono.”
Viviane diz: “Eu gosto de fazer uma brincadeira que é a seguinte: me diga quanto o seu PhD em astro física ajudou a manter seu casamento? Ou a manutenção do seu casamento foi devido a sua criatividade, flexibilidade, paciência e capacidade de ouvir o outro? São essas habilidades que mantém casamento, o seu emprego e faz as pessoas darem certo na vida.”
Atualmente, Viviane é membro do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo; Conselhos Consultivos da Febraban l; Conselho de Administração do Banco Santander; Conselho de Educação da CNI e FIESP; Instituto Itaú Social, Energias do Brasil(EDP), ADVB, World Trade Center (WTC).
Viviane Senna, assim com seu irmão, inspiram brasileiros a lutarem e a reagirem diante das barreiras sociais impostas. E é nossa inspiração de hoje!
Conte-nos o que achou? Deixe seu comentário abaixo, curta e se inscreva no canal.
Até a próxima sexta CEO.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments