Diferença entre multicanal e omnichannel – startblog
- Start Tv Company
- 8 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2020
Hoje, em centésimo septuagésimo sétimo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
A evolução empresarial acontece a passos largos, o tempo favorece o crescimento na comunicação entre diferentes formas de acesso.
Citamos um exemplo buzzwords, palavra em voga no mundo dos negócios. O conceito “multicanal” em crescente transformação “omnichannel” mudança que demanda estratégia e tecnologia para o sucesso. Acompanhe-nos e veja a diferença dos conceitos que mudarão a experiência ao consumidor.
Há diferença relevante entre multicanal e omnichannel reflete diretamente na relação da marca com o consumidor. O significado de “multi” acima de dois e “omni” todo.

No atendimento multicanal o gerenciamento do negócio é feito em diversos canais de vendas e atendimento a seus clientes como, SMS, e-mail, redes sociais, telefone, chat, Apps, vídeo atendimento, venda física, virtual e etc. Entretanto, não necessariamente, estão interligados. O consumidor tem canais variados para compra e comunicação.
Omnichannel integra diferentes formas de acesso do consumidor com a marca, prepara-o na multicanalidade para uma experiência única, porém, a informação é acessada em todas as vias de um único ponto, touchpoint.
Há uma conexão entre todas as formas de atendimento, trazendo uma experiência fantástica a ele. Vamos imaginar um cliente interessado por um produto na Tv. Então, ele faz a ligação para maiores informações, acessa o chat de seu smartphone, confirma seu interesse e efetiva sua compra pelo e-commerce.

Outro caso há interesse em uma campanha no facebook, finaliza sua compra pelo telefone e retira o produto na loja física. Eliminando o transtorno de repetir informações ou reiniciar a conversa, traz um alívio e continuidade no atendimento, seja ele, pré-venda, venda e pós-venda. Isso é ser omnichannel.
Ao fazer esta escolha é importante que a empresa faça um business plan, quebra de paradigmas, adaptação ao mercado e as novas estruturas. Além da tecnologia, o conhecimento e uma boa cultura de atendimento ao cliente para sustentar a transição.
Estratégia eficiente para criar experiência de qualidade a cada contato, garantindo transparência e verdade sempre. Elevando o valor agregado a sua marca em diferentes pontos de interação com o consumidor.
Inscreva-se no canal e fique por dentro do próximo artigo sobre estes conceitos que levam o varejo a outro patamar.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comentarios