Hoje, em centésimo sexagésimo terceiro post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Postura corporal, atitude, gestos e movimento indicam o que queremos. O corpo expressa sentado, em pé, se falamos ou ouvimos. Para uma comunicação clara é preciso estar atento ao conjunto completo de todos os tipos de expressão. Acompanhe-nos e veja a importância de passar uma mensagem direta e captar expressões alheias.
O copo transmite a verdade nua e crua, ele não mente sobre a personalidade e desejos. A posição das mãos, do corpo, uma jogada de cabelo, um olhar, a mudança da respiração, movimentos involuntários comuns podem ser reveladores para o entendimento.
Desde os anos 90 pesquisadores consideram os gestos a janela do pensamento. Dizem que o copo além de influenciar, transmitir e atenuar pode bloquear algo a ser dito com palavras. Neurocientistas de Nova York afirmam que os gestos e palavras são interpretados simultaneamente pelo cérebro. Dizem que o ouvinte capta a linguagem do corpo da pessoa que está expressando mesmo que inconsciente. Podemos citar os italianos que agregam muito bem os gestos na comunicação.
De uma maneira amadurecida a capacidade dos gestos acompanha as palavras traz atenção ao observar as pessoas enquanto pensam e falam. Podemos analisar os oradores profissionais que sabem exatamente como realizar movimentos bem postulados. Usam gestos dícticos acompanhados de palavras como “isto e “aqui” e também “eu” e “você”. Representando “eu” geralmente com a mão aberta para o próprio peito, sem que a palavra “eu” seja pronunciada, supondo-se que a pessoa refere-se a si mesma.
Gestos icônicos expressam representações figuradas, referencias e acontecimentos. Veja a importância do movimento para trazer uma informação complementar, representando detalhadamente a expressão.
Podemos citar o exemplo da mão que limpa o suor imaginário da testa com o dedo indicador para dizer como foi cansativo! Ou até mesmo quando balançamos a mão como se estivesse queimando e procura resfria-la com o ar para transmitir uma mensagem de um assunto delicado, que quase deu errado. Usando movimentos metafóricos originados do contexto cotidiano, a cozinha. Facilitando o uso ao utilizá-los sem palavras. Aplicar gestos e palavras em uma mesma ideia surgiu no século 80.
A transformação ocorre a passos largos e especialistas da área de robótica analisam o comportamento dos humanos com robôs e para entender a comunicação falada é necessário investigar como o corpo se expressa.
Desta maneira empenham-se para ter uma visão clara da expressão não-verbal, em busca de trazer parceiros próximos a realidade, que pareçam verdadeiros para as pessoas, como podemos ver alguns deles sendo entrevistados por humanos.
Com a tecnologia avançada a Inteligência artificial torna-se próxima a nossa realidade, acesse a playlist para entender mais sobre este assunto, aqui.
Desta forma, os robôs entendem de imediato a mensagem passada a ele, funcionando de forma multimodal quanto nós, ao interpretarmos ou produzirmos frases e gestos ao mesmo tempo. Simplificando a comunicação absurdamente. Use a abuse dos gestos e esteja atento ao transmitir uma mensagem direta.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments