Lucas Lima, 24 anos, morador do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. Formado em engenharia mecânica, construiu um modelo capaz de imprimir objetos tridimensionais.
Ele teve a ideia de construir sua própria impressora 3D, enquanto era estagiário na faculdade onde estudava. Como comprar uma impressora era extremamente caro, ele começou a pesquisar, e após duas semanas de estudos, desenvolveu um protótipo a um custo de fabricação de aproximadamente R$ 680 – 25 vezes mais barata que uma impressora 3D convencional.
Foi aos ferros-velhos em volta do Complexo do Alemão, conseguindo pegar motores e algumas peças. Depois de dois meses, conseguiu fazer a primeira impressora, chamada Graber.
Graber é um modelo aberto, simples e eficiente que faz impressão 3D com diversos polímeros. Mas Lucas queria uma ainda melhor. Passou mais dois meses estudando muita programação e vasculhando mais lixos, até chegar a um modelo que imprime só com um tipo de polímero e que tem potencial para produção em larga escala. Ele o batizou de “Maria”, em homenagem à mãe.
Assim surgiu a Infill, uma fábrica de impressoras 3D no Complexo do Alemão que comporta o projeto Maker Space, com cursos de qualificação em tecnologia para jovens, que posteriormente serão encaminhados para trabalharem na produção de máquinas de baixo custo.
“A ideia é ter uma tecnologia 100% favela, mostrar que somos mais do que estatística de violência, somos o futuro”, diz Lucas.
“O que me motivou a ter uma máquina dessas é poder criar o que eu quiser. É como se ela fosse o limite máximo da minha imaginação. E se eu dou uma impressora 3D a um jovem da comunidade, ele pode fazer tudo o que quiser.”
“Eu vejo, daqui 5 ou 6 anos, as comunidades do Rio virando praticamente Wakandas, tendo jovens negros fazendo aplicativos impressoras 3D, criando máquinas. É isso o que eu quero para minha empresa. Não é apenas fazer um produto. O que eu quero é transformação.”
Lucas ganhou o prêmio Iniciativa Shell Jovem, porque pensou fora da caixa, não aceitou as limitações apresentadas a ele e se reinventou. Com certeza ainda ouviremos falar muito sobre o Engenheiro Lucas Limas, que faz a diferença em sua comunidade e não quer parar por ai!
O que achou desse tema? Deixe seu comentário abaixo, curta e se inscreva no canal.
CEO | Starttles
Start Tv Company
Komentarze