A atração de crianças autistas por equipamentos tecnológicos, tem sido aproveitada para o desenvolvimento de técnicas de ensino mais eficazes, com linguagem própria.
O espectro autista envolve, além do autismo, a Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e outros distúrbios caracterizados pelo desenvolvimento deficiente, que afeta habilidades de fala e interação social e, em alguns casos, perda das habilidades motoras.
Com o uso de vídeos, PDAs (espécie de mini-computador) e realidade virtual, muitas crianças têm obtido melhoras significativas, aumentando a precisão e consistência em suas atividades. Muitos apps tem ajudado na interação familiar, pequenas atividades rotineiras como: escovar os dentes ou colocar uma blusa, o uso correto da força em determinado movimento, e ainda, independência.
Além disso, a tecnologia nos permite ensinar certos tipos de habilidades com segurança, quando o treinamento ao vivo seria difícil ou perigoso, como atravessar uma rua, por exemplo.
Segundo Paula, mãe do Felipe de 4 anos:
“Por exemplo, existem alguns vídeos que ensinam os pequenos a exercitarem atividades do dia a dia, como: tomar banho, pentear os cabelos e até escovar os dentes. O que parece uma tarefa fácil, para um autista pode ser um grande desafio”.
“A tecnologia também trouxe para ele ganhos na fala, facilidades na alfabetização, além de ser uma facilitadora nas interações entre ele com o mundo, pois uma das dificuldades dos autistas muitas vezes é sair de casa e ter essa relação. E, com a tecnologia e a internet, conseguimos trazer o melhor dos mundos: ele consegue evoluir e investir nesse tipo de relação seguindo o próprio ritmo.”
Segundo Marcos Mion, pai do Romeo de 14 anos:
“Minha experiência pessoal comprova que o tablet, no meu caso o iPad, foi a forma do Romeo ‘existir’ em algumas formas. O que lhe deu a capacidade de se conectar com família e amigos por conta própria, por exemplo. Você pode imaginar o que é para uma criança que ainda está aprendendo a escrever poder ganhar o mundo para pesquisar, ouvir música, ver imagens e descobrir coisas com a ajuda da Siri? Sem contar a própria Siri ou a Alexa, da Amazon, com quem Romeo conversa por horas se deixar!”
Assim, com o uso da tecnologia, se abriu a possibilidade da conexão visual, tátil e auditiva melhorando a qualidade de vida e interação com o mundo.
Seguem algumas sugestões de Apps:
· App do TEO
· ABC Autismo
· Aprendendo com Biel e seu Amigos
· Falando Fotos: Autism
· Lina Educa
· Livox
· Matraquinha
· Minha Rotina Especial
· Picto TEA
· Rotina Divertida
Gostou desse tema da Start TV Company?
Deixe seu comentário abaixo, curta e se inscreva no canal.
CEO | Starttles
Start Tv Company
コメント