Hoje, em centésimo sexagésimo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Existe um termo conceitual dentro da agricultura, conhecido como “closed sistems”, sistema fechado, a hidroponia é umas das aplicações deste conceito, utilizados nas ultimas décadas em países desenvolvidos e diversos centros de pesquisa pelo mundo. Acompanhe-nos e saiba como cultivar plantas e alimentos sem o uso da terra.
Provinda do idioma grego, hidro “água” e ponos “trabalho”, ou seja, “trabalhar com água”, por isso, o cultivo sem o uso da terra pela substituição por soluções compostas por água e sais minerais.
As modalidades variam de acordo com o tempo diário disponível e espaço reservado para esta atividade, tipo de produto, quantidade esperada, entre outras, tudo será de acordo com as necessidades e condições existentes.
Muitas mudanças podem ocorrer em métodos variados como no recipiente utilizado, grânulos e a estrutura de sustentação para as plantas e alimentos. Os grânulos fazem o papel da terra e esterco, trazem o suporte das raízes e uma parte de sais minerais, fornecendo os nutrientes. A luz, água e o ar são abastecidos pela natureza e o calor proveniente da fonte solar ou artificial.
Apesar de muitos estudiosos de agronomia dizem que é uma forma artificial de cultivo, a hidroponia é uma forma na prática em ter contato com a natureza. Mesmo estando em seu auge no século XXI, conforme registros na história, existiam povoados antigos, como os da Jordânia que já faziam o uso deste cultivo, os sumerianos irrigavam suas plantações, fazendo poços passar a água pela areia, até mesmo os famosos jardins suspensos da Babilônia, considerada uma das sete maravilhas do mundo. Ou seja, não é uma técnica nova e sim está sendo popularizada nos últimos anos.
Conforme pesquisas as necessidades humanas em áreas onde existe uma dificuldade climática e de solo, estudiosos em destaque o Dr. William F. Gericke da Califórnia, EUA trouxe uma nova visão para a prática do cultivo sem terra, antes proibida em laboratórios. Assim favorecendo muitas regiões e pessoas destes locais com dificuldade em encontrar terra boa para o plantio.
Método aderido por bases militares durante a segunda guerra mundial durante os períodos de conflitos, diversos legumes e verduras foram produzidos pela hidroponia. Até mesmo na Índia foi aderido pelo governo para desenvolver um método simples e barato, deu certo e foi expandido para outros países.
Há vantagens neste tipo de cultivo, ao produzir alimentos limpos traz ao dia a dia dos consumidores, praticidade; por serem livres de agrotóxicos, são saudáveis por apresentarem melhor qualidade; adapta-se a qualquer dificuldade de solo e clima; rápido em seu crescimento com produção o ano todo, baixo custo, ausência de odores e sujeira e sem falar que promove a economia de trabalho e espaço, eliminando tarefas como carpir, estercar e covear.
Sem dúvida é uma ótima alternativa para montar a sua própria horta ou o consumo por estes alimentos. Avalie o seu propósito e saiba que até mesmo nesta prática é preciso disciplina, higiene e cuidado. Considera-se uma arte ao dispor uma harmonia no cultivo e organização adequada.
Qualquer um que goste de cultivar plantas e alimentos, seja dedicado e tenha vontade de aprender pode iniciar. Busque a melhor para a sua necessidade.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments