Na história da humanidade podemos analisar o planejamento estratégico baseado nas batalhas de soldados. Havia um exército a ser liderado, treinados para posicionar-se em lugares de ataque e defesa.
Os questionamentos sempre foram essenciais; O que, porque e como deveriam entrar em ação. Podemos dizer que o cenário do campo de batalha e do mercado, são semelhantes nos objetivos a serem traçados.
Quais são as melhores estratégias para vencer os adversários. Qual ação deve ser tomada para alcançar o sucesso. Conhecer o adversário (concorrentes) para estar a frente com eficiência.
Diversos fatores mostram a importância do planejamento de uma organização. Resume-se no processo de elaborar estratégias e defini-las para traçar o caminho até a conquista. Acompanhe-nos e tome uma postura assertiva para o sucesso.
No empreendedorismo é imprescindível ações bem planejadas para o sucesso da organização. Ações consistem no processo de intensa criação, estudo para implementação e acompanhamento dos resultados.
O DNA da empresa é que define quais serão as melhores táticas para chegar ao objetivo.
Analise o cenário atual e reflita. Onde você está hoje. Onde quer chegar. Como quer estar daqui a 5 anos. Como faz para chegar.
Será necessário conhecer a velocidade de mudança do seu mercado para definir o tempo do planejamento; 3 meses, 1 ano ou 5 anos. Não há regras, cada um tem a sua gestão e necessidades de crescimento.
Conheça as etapas da evolução. Quanto mais clareza da missão e objetivo tiver, maior será o seu poder de ação.
Defina o processo metodológico que irá usar para traçar o caminho, será o que mais adaptar ao seu modelo de negócio. No mercado há diversas ferramentas de gestão para auxiliar no planejamento estratégico.
A SWOT – Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) traz facilidade na prática para análise do cenário atual. A Balanced Scorecard monitora seu poder de decisão inicial.
A meta SMART S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal) estrutura as metas à condições realistas para colocar em ação.
A missão da empresa explica porque da sua existência. A visão traça o objetivo a longo prazo. As duas juntas direcionam a rota de execução do planejamento estratégico. Tome uma postura empreendedora de atuação.
Envolva-se, vá a luta, reúna a equipe, esteja a frente das concorrentes e faça acontecer.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company
Comments