Hoje, em nosso quinquagésimo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
No post de hoje, falaremos sobre regas simples de etiqueta à mesa. Ter o mínimo de educação e boas maneiras é primordial para se comportar em qualquer ocasião. Acompanhe-nos e aproveite as nossas dicas.
Tenha em mente que todos os talheres e copos que estão na mesa, estão ali para facilitar o desfrutar ao lado de boas companhias, são seus parceiros. Ser elegante em momentos que não precisam de tanta formalidade.
Importante lembrar que tudo que entra pela direita, sai pelo lado esquerdo, tornando movimentos harmônicos. Para sentar-se a mesa, quando o garçom vir retirar a louça da mesa, seguirá esta regra e assim por diante.
Mastigar de boca fechada é essencial para bons modos. Ninguém precisa ver o que esta comendo, pode parecer exagero por estar citando este item, só que muitos se esquecem.
A posturas do braço da mesa, sem cotovelos. Os cotovelos sobre a mesa dificulta o espaço dos que estão ao seu lado, lembre-se cotovelos na mesa não, mesmo se a conversa ficar distraída, após a sobremesa pode colocar o antebraço de leve, poucos minutos. O ideal é mantê-los junto ao corpo.
O uso dos talheres tem que ser delicadamente, com elegância, use os dedos para o manuseio. Inicie as refeições com os talheres de fora para dentro a cada prato que for servido. Tem alimentos que não precisam de faca, neste caso use só o garfo.
Lembre-se a faca é afiada, um objeto cortante e não ficar indo de um lado para o outro ou até mesmo cortar todo o alimento, corte à medida que for comendo. Quando não estiver usando a faca, apoie sobre a borda do prato com o fio voltado para dentro. Seja agradável, largue a faca e o garfo, converse e use o guardanapo.
Guardanapos estão no centro ou a sua frente, coloque ao colo, dobrado ao meio, sobre o colo durante a refeição. Dobre virado a você, limpe e seque a boca, fecha e volta ao colo. Deixar o lado limpo para você e mantenha os lábios secos com naturalidade e delicadeza, para não marcar copos e talheres.
Siga com a conversa, dê garfadas pequenas e mastigue o necessário, É feio encher e falar de boca cheia. Fique atento a postura, depois de algum tempo na mesa a tendência é relaxar, endireite-se.
Se for um Buffet, sirva aos poucos nada de transbordar o prato, a comida não irá sair correndo. Se for servir na mesa, veja quantas pessoas estão presentes, qual a quantidade da porção para servir a todos e faça o cálculo da divisão. Sempre aguarde o anfitrião lhe servir.
Leve o alimento a boca e não o corpo. Mastigue devagar, quantas vezes for necessárias para engolir o alimento. Se for folhas e alface dobre-as no prato, fazendo trouxinhas e leve a boca. Tire o caroço da azeitona com o garfo e coloque no canto do prato. Se for massa, nunca corte, enrole delicadamente no canto do prato e leve a boca, se ficar pendurado, corte com o dente. Carnes, frangos, costelinhas é gostoso comer com a mão, nunca faça isso em um restaurante. Não molhe o pão em molho ou qualquer caldo.
Preste atenção ao cortar as carnes para não raspar os talheres, evite todos os tipos de ruídos durante o sentar à mesa. Se precisar chamar o garçom seja discreto com o gesto, nada de gritar. Nem pense em palitar os dentes e assuar o nariz, peça licença ao anfitrião e para ir ao toilette.
No final do almoço, levante quando todos estiverem preparados, coloque o guardanapo ao lado do prato.
Estas foram algumas dicas para qualquer ocasião, o mínimo de educação para admiração, sendo uma boa companhia será alvo de elogios. Abordaremos em outros posts jantares com formalidade, familiares casuais.
Dê a sua opinião e aproveite ao máximo cada momento ao lado de boas companhias.
Até o próximo post,
CEO – Starttles
Start Tv Company