Hoje, em nosso septuagésimo primeiro aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
(Imagem/foto/divulgação) Logomarca Mercado Livre
Das pedaladas ao empreendedorismo, o jovem na época, Renato Antonini, estudou o perfil e as necessidades de seus clientes para trazer resultados satisfatórios. Resolveu direcionar o seu foco para o trabalho 100% digital e engajar no e-commerce. Acompanhe-nos e saiba como o mercado livre tornou-se o maior varejista da América Latina.
O empresário Marcos Galperín em 1999 fundou o Mercado Livre, líder em comércio eletrônico na América Latina, quando estava na Stanford dedicando-se ao MBA. O comércio eletrônico está localizado em 16 países. Atuam em diversas áreas: Mercado Pago, Mercado Envios e Axado, Mercado Shops, Mercado Livre Publicidade, Mercado Livre Classificados, KPL além do marketplace.
Existe no website mais 2.000 categorias de produtos novos, semi-novos e usados, destacando-se entre vestuários, entretenimento, eletrônicos e produtos colecionáveis. Um site prático para resolver qualquer solução e necessidade de compra e venda, desde produtos simples até luxuosos como canetas, figurinhas, bolsa Louis Vuitton.
(Imagem/foto/divulgação) website Mercado Livre
Citamos em outro post sobre a empresa americana ebay clique aqui ela comprou uma parte do Mercado Livre e dois anos após, teve início ao mercado pago, método seguro para pagamentos online, tendo como concorrência a PayPal, Amazon, e-bay e OLX.
Desde o início da empresa foram contratados diversos profissionais da área para engajar a plataforma. O empreendedor Renato Antonini trabalhava como entregador na empresa Bike Courier, percorreu de bike muitos quilômetros ao dia para levar excelência ao cliente. Esta experiência trouxe um olhar apurado ao consumidor e acentuando sua logística. Em 2004, começou a comprar os produtos dos próprios vendedores e revendia pelo mesmo valor de compra na plataforma. Como o mesmo realizava as entregas, ganhava este valor.
No segundo semestre de 2005 recebeu a ajuda de um investidor, comprando 20% do negócio, formalizando a sua empresa. Com o aporte investiu na compra de produtos para ter um estoque e ser ativo na plataforma. O mercado livre é o site de vendas mais popular do Brasil.
(Imagem/foto/divulgação) website Mercado Livre
Nas palavras do CEO “Somos uma empresa de tecnologia com a missão de oferecer a melhor plataforma de comércio eletrônico e os serviços necessários para que pessoas possam comprar, pagar, vender, enviar e anunciar na internet.”
A criação do mercado de sócios com afiliações foi uma grande estratégia para gerar tráfego para o site, sistema tão utilizado hoje e dia para trazer renda extra para outros.
Em 2007 abriram-se para o mercado de ações Nasdaq, possibilitando investidores interessados no mercado de tecnologia a obterem ações da empresa.
Conforme os dados a plataforma está entre as 10 mais acessadas do mundo e o e-commerce mais acessado do Brasil. Está localizado na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Na América Latina são mais de 150 milhões de usuários cadastrados. Os números são importantes para concretizar a importância do Mercado Livre para o e-commerce na América Latina. São mais de 2.000 buscas por segundo no site, enquanto 5,5 vendas concretizadas neste tempo.
A cada semestre consecutivo ocorre uma alta no faturamento de 74%, em 2017 no primeiro trimestre sua receita era de US$274 milhões.
Sua área de negócio mais engajada é o marketplace, responsável pelo aumento das receitas. Crescendo 68,4% em dólares e 86% em outras moedas. Outras unidades crescem 82% em dólares.
(Imagem/foto/divulgação) website Mercado Livre
Não fique de fora das atualidades do mercado, acesse aqui o website
Registros mostram os maiores acessos realizados de dispositivos mobile, foi um dos grandes fatores de crescimento de novos usuários na plataforma. O volume transacional do acesso mobile teve alta de 98,7% em moeda constante. O investimento em marcas e grandes varejistas, usando estratégias de lojas oficiais, como anunciantes da plataforma no ano passado ajudaram.
Nem se fala das campanhas publicitárias inteligentes que marcaram história. Trabalhavam o conceito criativo “O que você procura, encontra no MercadoLivre.com” ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso para encontrar seus produtos.
Destacou-se no método leilão, só que 97% de seus usuários vendem o produto a preço fixo, 80% dos produtos são novos e os mais populares estão os eletrônicos.
Acesse Startup 99jobs e confira as imagens do Mercado Livre Brasil.
Esta foi uma breve história do Mercado Livre, acesse a plataforma e compre ou anuncie já.
Até a próxima sexta CEO,
CEO| Starttles
Start Tv Company