Hoje, em nosso octogésimo quarto aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
O jogo da luz e sombra, o dia e a noite, as polaridades se combatem com estratégias, para se chegar ao equilíbrio. Yin e yang no chinês, as forças opostas combatem-se na Índia. Tanto no jogo como na vida é necessário usar a inteligência e todas as habilidades para caminhar com segurança. Portanto, para os celtas, o xadrez significa inteligência da madeira. Acompanhe-nos e veja como o jogo de xadrez pode trazer uma estruturação sólida para a vida.
Um jogo intelectual rico em desenvolver habilidades mentais e na construção do ser humano. O xadrez é ótimo para exercitar os dois lados do cérebro, sendo praticado mundialmente por jogadores de todas as idades, de crianças a idosos.
Conforme registros na história, o xadrez tem origem controversa, porém, sua invenção ocorreu na Ásia. Outra versão aponta para a Índia chamava-se chaturanga, expandindo para China, Pérsia, Europa e Rússia onde foram estabelecidas as regras atuais
Em meados do século XV a Dama e o Bispo foram implementados no tabuleiro, com isso, ampliaram a visão para as outras análises do jogo. Como podemos ver os jogos com regras é uma ótima alternativa para o aprendizado na educação de crianças e jovens. Para os árabes, o termo "xeque mate" significa que o rei está morto.
No século XVIII chegam os primeiros clubes para a prática do xadrez. Em 1851 o primeiro torneio entre continentes. Em 1851, Londres ocorre o primeiro torneio internacional. Devido a sua popularização, trouxe a nomeação de título mundial como em 1886, Wilhelm Steinitz. Em 1924, o mundial feminino com o título de Vera Menchik.
Com o avanço da tecnologia, em 1950 nascem os primeiros jogos de xadrez online, mais a frente os campeonatos com facilidade para análise a cada partida. O jogo de xadrez torna-se popular entre 1950 e 1960, com o grande Bobby Fischer.
Na história ele teve diversas definições tais como, ciência, esporte de raciocínio, passatempo, arte e jogo. Se bem interpretado, pode ser utilizado como instrumento eficiente para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades.
Desperta a consciência para o limite, trazendo uma importância em respeitar regras. Para jogar e divertir-se a criança precisa aprender e seguir os passos. Ocorrendo uma interação com o outro jogador, trazendo uma comunicação sociável. Irá desafiá-lo em cada jogada, criando estratégias para cada passo dado.
O quanto mais se jogar, mais se pratica e desenvolve as habilidades, assim, conseguirá momentos vitoriosos e outros de perda, porém faz análise de jogadas erradas e aprende na próxima vez.
Visto que se relaciona com as matérias, história, geografia, matemática, geometria, ética e outras. O objetivo pedagógico de inserir o xadrez na preparação do aluno, trazer por meios de cálculos, cultura, relações políticas e sociais, localização e outros. Com a importância de seguir as regras e desenvolver cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica. Registros apontam uma melhora significativa na inteligência, atenção e concentração, memória e criatividade. Sendo um jogo de extrema importância em diversos países mundiais está inserido nos currículo escolar do ensino básico. Em mais de 10.000 escolas dos Estados Unidos, mostram os estudos, as que utilizam o xadrez como ensino, as crianças despertam o senso de responsabilidade aguçado. Ou seja, atenção e presença na jogada, como na vida.
Aproveitar de uma forma lúdica no xadrez para as crianças aprenderem a jogar, podendo trazer regras e fazer jogadas sutis para a tomada de decisões e postura do praticante. Sentindo confiança nela mesmo e tendo boa convivência em grupo.
Aprender desde cedo a utilizar estratégias do xadrez no dia a dia o jovem estará pronto para resolver os problemas de uma forma prática, tendo a consciência da situação e trazendo soluções para resolver. Ganhando aprendizado, uma lição de vida.
Para jovens e adultos a arte de jogar xadrez se interpretada adequadamente e for bem orientada aprimora as capacidades de: solucionar problemas, planejamento sistemático, antecipação, coragem, controle da ansiedade, tomada de decisões, autoconfiança, vontade de crescer, paciência, autocontrole, lógica matemática, cálculos, raciocínio analítico e sintético, prudência, compreender a importância de usar o que sabe, conhecimento sobre estratégia e tática, responsabilidade, improvisação, independência, desenvolver habilidades, criar e aproveitar as oportunidades, lidar com frustrações, organizar pensamentos, desenvolvendo a capacidade cognitiva do jogador.
O ministério da Educação na Venezuela aponta o estudo sistemático do “Projeto Xadrez” mostrando a expansão da inteligência e o aumento do tempo de permanência nos alcances intelectuais. Podemos dizer que a produtividade intelectual é um fator essencial na vida humana. O xadrez traz o empoderamento para que qualquer jogador possa partilhar a sua peculiaridade a cada estratégia. Dizem os especialistas em xadrez o jogo é um dos passatempos mais importantes.
Reinfeld diz: “Posso dizer honestamente que muito apreendi com o xadrez: como ser paciente, como suportar as coisas, como compreender o ponto-de-vista dos outros, como persistir em caminhos não comprometedores, como tirar lições de meus erros”.
Agora que acompanhou a importância de jogar o xadrez, desenvolva suas melhores habilidades, siga confiante e trace estratégias no jogo e na vida.
Fique atento a cada jogada, analise em tempo real a sua jogada, o outro jogador e a situação geral.
Assim, estará preparado para todas as ações e reações que a vida traz. Planejando passos à frente, estará pronto para tomada de decisões a qualquer momento e os desafios serão os aprendizados para o crescimento.
Só você será responsável pela sua jogada e na vida pelos próprios atos. Seja um vencedor, faça a sua jogada de mestre.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company