Hoje, em nosso nonagésimo sétimo aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
O lixo eletrônico corresponde a 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Foi implantada uma lei em 5 de agosto de 2010, Lei Federal nº12.305 sendo esta referente à politica nacional de resíduos sólidos, obrigando o destino correto a esses resíduos. Em São Paulo existe uma grande quantidade de lixo eletrônico, sendo criada a Lei Estadual 13.576 instituiu as normas para reciclagem, gerenciamento e destino final dos lixos eletrônicos. Acompanhe-nos na leitura e saiba onde a importância de reciclar os eletrônicos.
Utilizando com instrumento de atuação, a reciclagem eletrônica para a criação de novos produtos e a reutilização dos materiais para uma nova linha. Será necessário a cada um ter clareza nas atividades utilizada como meio, antes de tudo, contenham conteúdo, dinâmica e promovam resultados efetivos. Garantindo o envolvimento de todos da empresa, além do retorno financeiro.
Sendo importante que cada pessoa perceba a importância em contribuir com materiais que não terão mais serventia, contatando empresas responsáveis para a coleta seletiva.
Diversas são as metodologias implantadas nas companhias, governos e comunidades focadas na otimização do impacto de iniciativas, inovando com uma comunicação objetiva e estratégica para trazer o valor da sustentabilidade.
A taxa mundial de reciclagem eletrônica ainda comparada com a taxa de reciclagem geral é baixa. Sendo importante a implementação estratégica para identificar as necessidades de organizações e pessoas envolvidas no processo para o fortalecimento institucional.
No processo de reciclagem dos eletrônicos, chamado e-lixo, a pessoa passa por uma triagem para saber o estado das materiais que serão enviadas. Estando em um bom funcionamento, direcionados a doação e os que não puderem ser utilizados, logo, serão desmontados e reaproveitados para a produção de novos produtos. As carcaças são trituradas e separadas conforme a densidade. Após este processo as empresas podem vender para companhias especializadas que utilizam os polímeros presentes nos objetos que foram encaminhados ou são incinerados para gerar energia, um processo que está em estudo devido as substâncias liberadas e alguns materiais são usados para testes de resistência mecânica.
Os materiais tóxicos são destinados a empresas responsáveis para o armazenamento dos componentes. Os visores de celulares e monitores são separados conforme sua qualidade e distribuído para empresas que usam como matéria prima. Para reciclar o vidro dos aparelhos eletrônicos acesse ecycle.com.br saiba como funciona e onde coletar.
Hoje em dia existem diversos supermercados que separam materiais, inclusive as pilhas destinadas a empresas que realizam o processo adequado.
Há componentes do computador que ainda não existem locais para reciclar no Brasil, sendo enviados para os estados Unidos e suíça que possuem a tecnologia adequada para esta reciclagem.
Conforme os dados a China e Índia são os países mais acessíveis para a reciclagem do e-lixo, porém os responsáveis pela coleta e separação dos materiais não utilizam proteção e descartam matérias em rios, poluindo e prejudicado a saúde ambiental e populacional.
No Japão a prática bem utilizada entre os consumidores é a devolução do celular antigo para as lojas responsáveis, os aparelhos são derretidos em temperaturas elevadas, sendo levado para separação, obtendo os materiais prata, ouro e cobre. As mineradoras produzem barras de ouro até com este processo. O restante dos materiais do celular é transformado em combustível para máquinas.
Temos um mercado emergente que está em expansão. Diversas empresas buscam maneiras para reaproveitar com consciência. O necessário é aumentar a capacidade do País em empresas investindo com componentes tecnológicos e máquinas especializadas para acompanhar este crescimento.
Para conhecer o e-lixo e fazer parcerias para sua empresa, acesse elixo.org.br faça um orçamento para coletar o resíduos computacionais, resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico.
A empresa aceita, toner, controle de videogame, caixa de som, rádio, cabos, placa mãe, placa de vídeo, computadores, Cd room, placa de computador, conectores, CPU, HD, estabilizadores, fonte, impressora, modem, mouse, notebook, pen drives e outros aparelhos que fazem parte do dia a dia.
Em quanto, só alguns países possuem tecnologias acessíveis o importante é buscar maneiras sustentáveis de direcionar os componentes sem utilização, evitando o acúmulo desnecessário. Estas foram algumas dicas sustentável e necessária para direcionar com responsabilidade.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company