Hoje, em centésimo vigésimo quinto post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
A economia digital traz uma evolução tecnológica e uma revolução na informação. A internet influência grande parte da economia, ocorrendo mudanças no cotidiano das pessoas em ambientes e negócios. Acompanhe-nos e saiba como a internet tornou-se a principal mídia da economia digital, causando grande impacto pelo mundo.
Um conceito que veio para ficar, estudos apontam que 22.5% da economia mundial, estão ligadas a meios digitais. Surgiu em meados de 1990, no ramo comercial chamado e-business. No segmento público e-procurement relacionados a sites de compras de matérias primas e insumos industriais. No final de 1990, teve a expansão com aportes elevados refletindo no mercado de mão-de-obra.
Com a bolha tecnológica nos Estados Unidos os meios de comunicação pela internet continuaram no segundo semestre de 2011, estimados 2 bilhões de usuários ativos. Podendo afirmar que uma nova era da inteligência em rede está transformando a vida das pessoas e criando novos conceitos econômicos e políticos.
Trouxe infinitas descobertas e possibilidades. Podemos destacar algumas características, tendências e diferenças da economia anterior. Há quem se lembre de faturas, relatórios, cheques, dinheiro, reuniões e outros processos que demandavam tempo, espaço físico e recursos variados. Ações baseadas em empresas com velhos padrões comparados ao mercado atual, onde, as informações reduzem-se em bits armazenados na nuvem correndo na velocidade da luz.
A internet proporciona acesso virtual a todos os tipos de mídia como televisão, rádio, jornais, revistas e outras formas de comunicação. As ferramentas simplificam a maneira de fazer negócio, mostrando resultados mais completos.
O meio digital torna-se responsável por levar as informações e mover a economia entre pessoas e organizações, sejam, consumidores ou produtores. O conhecimento é o principal elemento para gerar riqueza e criar novos modelos de negócios.
O marketing é um exemplo de crescimento na era digital. Ao invés de enviar malas diretas, ligar para os clientes e abordar com propagandas invasivas, fazem o download de um e-book, conversam pelo chatbox, criam grupos nas mídias e outros. As ações evoluem com o mercado causando impacto nas finanças de companhias, mercado de trabalho e economia. Poupando tempo, dinheiro e outros recursos com apenas algumas mudanças na rotina das pessoas.
Muitos temeram a substituição da mão-de-obra por máquinas, devido a perda de empregos, porém, a tecnologia veio para agregar, incentivar a qualidade das funções, exigindo um melhor acesso as informações e qualificações a dinâmica de trabalho.
No caso das startups, elas já nascem voltadas para o mercado digital enfrentando menos dificuldades para adentrar no segmento. Podemos citar alguns setores da economia que crescem nesta direção.
O mercado financeiro durante anos foi visto como um setor conservador. Durante séculos bancos e Instituições financeiras geriram em um modelo tradicional de negócio, burocrático e cauteloso. Por trabalharem com dinheiro em espécie, requer cuidados de segurança e transparência entre os envolvidos.
Hoje, o consumidor busca por agilidade, flexibilidade, simplicidade dinamismo e comodidade. Eles apostaram na inovação desde a internet banking. A tecnologia trouxe uma nova demanda e visão aos clientes em relação a cuidar de seus investimentos. Com o ganho de tempo, deram prioridade aos aplicativos facilitando as transações.
Abrindo as novas portas ao mundo financeiro e a novas tendências como as moedas digitais, Bitcoin, que chegou a valer R$2,4 milhões e outras.
Fintechs:
Empresas de finanças focadas em tecnologia que oferecerem produtos inovadores, superou US$5,3 bilhões em investimentos em 2016.
Robôs investidores:
Ajudam especialistas na tomada de decisões, automatizando funções com o uso de métricas e dados, ajudando a liberar recursos e tempo. O mercado financeiro marca um período de crescimento na economia digital e deixa de ser conservador.
Crowdfunding:
Plataformas de financiamento coletivo atual na sociedade da era digital. Sendo uma plataforma online procurada por pessoas físicas, empresas em crescimento acelerado e startups.
Cibersegurança:
Traz uma prioridade para a era digital, a segurança de dados. Para as empresas obterem melhores resultados é recomendável reinventar as finanças e prosperar no mercado digital, apostando em novas tecnologias e inovação.
Estas foram algumas mudanças que a economia digital impactou no mercado financeiro. Adote uma nova postura, enfrente os desafios e coloque a sua empresa no mercado digital.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company