Hoje, em centésimo quadragésimo terceiro post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.
Conscientizar uma população da importância de manter o corpo e a mente saudável é um fator crucial. A maioria considera-se “saudáveis” o fato de não estarem com nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Acompanhe-nos e veja a importância do equilíbrio para ter qualidade de vida.
O dia mundial da saúde é comemorado dia 07 de abril registrado no mesmo dia da criação OMS, Organização Mundial da Saúde, ano de 1948. Trazendo nesta data, tópicos relacionados aos problemas da saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e prevenções.
Através de campanhas de conscientização, temas diferenciados relacionados à saúde são abordados a cada ano, ao redor do mundo. No ano de 2017, por exemplo, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi “Depressão” um transtorno que afeta pessoas de todas as idades.
Em 2016, abordaram “Diabetes” uma doença que cresce entre a população mundial, principalmente em países de média e baixa renda. Em 2015, trouxeram a “Segurança alimentar, do campo à mesa” com ênfase na importância do acesso a alimentos de qualidade, em quantidade e de modo constante. Diversos são os assuntos a serem trabalhados e relevantes do momento atual no ramo.
A saúde para OMS pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Ou seja, a pessoa tem que estar bem consigo mesmo, tais como a qualidade nos aspectos mentais e físicos. Apresentando uma boa relação à sociedade. Muitos se consideram com saúde pelo fato de não apresentarem doenças e outros, criticam por ser difícil de ser alcançado.
Baseado neste conceito, analisamos que a saúde tem relação de equilíbrio e bem-estar, não sendo um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem preocupações, tristezas e interagindo com o restante da sociedade de maneira solidária e harmoniosa.
Conforme o artigo da constituição Federal de 1988 “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Ou seja, não importa a definição, se saúde diz respeito à ausência de enfermidades ou a um estado de bem-estar. É um direito fundamental do cidadão, devendo ao Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, enfoca os fatores determinantes, tais como, a moradia, saneamento básico, alimentação, meio-ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Lembrando que vai além dos investimentos com medicamentos para doentes e hospitais e sim, levar educação para que todos fiquem informados a respeito dos riscos com determinadas ações e tenham conhecimento de maneiras para garantir a prevenção, alimentação saudável e qualidade de vida. Por mais que os fatos possam parecer irrelevantes, afetam diretamente a qualidade de vida do ser humano e consequentemente, a saúde de cada indivíduo.
O Brasil tem participação fundamental na história da OMS. Os delegados brasileiros em 1945 propuseram a criação de um “organismo internacional de saúde pública de alcance mundial” desde a data, o país coopera com a Organização Mundial da Saúde. Exames gratuitos e uma programação especial para comemorarem a saúde, confira a programação na catraca-livre.
Sendo importante como cidadão lutar por melhorias em nosso país, não somente em hospitais, enfatizar mais segurança, lazer, cultura e todos os direitos básicos fundamentais para o nosso completo bem-estar.
Uma ótima saúde e comemoração.
Até o próximo post,
CEO | Starttles
Start Tv Company